calendar_month
31/10/2018

José Omar é reconduzido ao cargo de chefe do Ministério Público do Estado do Tocantins


“Agradeço à categoria que me honrou, por meio de uma votação expressiva. Eu e minha equipe nos esforçaremos ao máximo para realizar uma gestão diferenciada, com foco no atendimento das necessidades dos procuradores e promotores de Justiça, notadamente das promotorias de Justiça do interior, que são, de fato, a linha de frente da atuação ministerial”. Com estas palavras de compromisso, o Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, recebeu das mãos do Governador do Tocantins, Mauro Carlesse, na manhã desta quarta-feira, 31, a nomeação para o novo mandato.


A escolha do PGJ que conduzirá a instituição pelos próximos dois anos foi feita com base na lista tríplice, formada por ocasião de eleição ocorrida ao longo do dia 29, segunda-feira. José Omar obteve o maior número de votos, seguido dos Procuradores de Justiça José Demóstenes de Abreu e Alcir Raineri Filho.


Em documento enviado ao Governador, no dia da eleição, o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público, Promotor de Justiça Luciano Casaroti, solicitou ao chefe do Executivo respeito aos princípios da democracia, observando-se como critério para a nomeação o nome do candidato mais votado na lista. Pedido também reforçado pela Associação dos Servidores Administrativos do Ministério Público (ASAMP) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP).


José Omar de Almeida Júnior ocupava, até o mês de maio deste ano, o cargo Subprocurador-Geral de Justiça e assumiu o posto de chefe do Ministério Público Estadual, por ocasião da aposentadoria do então PGJ, Clenan Renaut de Melo Pereira.


A solenidade de posse acontecerá no dia 14 de dezembro, conforme previsto na Lei Orgânica do Ministério Público do Tocantins.


Reunião com equipes de trabalho


Ainda na tarde desta quarta-feira, o Procurador-Geral de Justiça reuniu-se com os chefes de setores e membros ligados ao gabinete da PGJ para agradecer o empenho de todos nos últimos cinco meses, o que, segundo ele, contribuiu para o êxito da sua recondução.


José Omar reforçou a necessidade de reduzir os gastos para chegar ao fim desta gestão com as contas em dia. Ele ainda pediu a todos que atuem como multiplicadores e ajudem a pensar o Ministério Público, levando propostas, críticas e que planejem as ações a fim de que possam ser bem executadas.