calendar_month
24/10/2018

Ministério Público fará balanço da primeira fase do “Recicla MP” e iniciará ação para reduzir uso de copos descartáveis



O Ministério Público Estadual (MPTO), por meio da Comissão de Gestão Ambiental (Cogeam) e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma) realizará no dia 05 de novembro, às 16h, o balanço da primeira fase do projeto “Recicla MP”, implementado na instituição no início de junho. O projeto tem como objetivo garantir mudanças de hábitos e de atitudes, reduzir gastos e otimizar recursos, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.


Desde o início do “Recicla MP”, foram implementadas diversas ações como a reconfiguração das lixeiras das salas de cada departamento do MPTO, com a indicação do material que deve ser descartado em cada uma delas, e a disposição de lixeiras específicas em cada andar próximo aos elevadores, para a separação de materiais (plástico, papel e não-reciclável) a serem descartados. Além disso, os servidores foram incentivados e orientados a promoverem a separação correta dos resíduos.


Alguns bons resultados já foram obtidos. Nos últimos dois meses, foram recolhidos 456 kg de material reciclável, além de 1 contêiner, equivalente a 750 l de material de informática, já encaminhados para uma cooperativa de reciclagem.


Adesão ao projeto


Em continuação à politica de mudanças de hábitos e de atitudes, o Ministério Público dará início à entrega de canecas para integrantes da instituição que façam a adesão ao projeto. O objetivo é diminuir ainda mais a utilização de copos plásticos descartáveis.


Para participar dessa iniciativa basta fazer a adesão formal ao projeto por meio do preenchimento do Termo de Adesão ao Recicla-MP. No evento do dia 05 de novembro, além de outras atividades de sensibilização dos servidores será iniciada a entrega das canecas. (Paulo Teodoro)