Administração superior avalia situação das Promotorias de Justiça do interior
O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, acompanhado da equipe administrativa, visitou entre os dias 08 e 11 de outubro, nove sedes de Promotorias de Justiça no interior do Estado. A intenção foi vistoriar as instalações físicas e conhecer a realidade dos ambientes de trabalho das unidades do Ministério Público em Paraíso do Tocantins, Pium, Cristalândia, Novo Acordo, Ponte Alta, Porto Nacional, Miracema, Miranorte e Tocantínia.
Na cidade de Paraíso, onde se concentram cinco promotorias de Justiça, o prédio próprio não atende mais à necessidade. Segundo o Promotor de Justiça Cristian Monteiro, as instalações são apertadas e inviabilizam o atendimento do cidadão de forma adequada. Em face da impossibilidade de construção imediata, José Omar, determinou revitalização da pintura e algumas melhorias, e encaminhou ofício ao prefeito da cidade, Moisés Avelino solicitando a doação de um terreno para futura construção da sede.
Em Pium e Cristalândia, o Promotor de Justiça Gustavo Schult apresentou as sedes alugadas, mas demonstrou satisfação com a estrutura disponibilizada. Nestas localidades, foram apresentadas demandas relacionadas à segurança dos prédios, que devem ser solucionadas com a instalação de concertinas nos muros.
Em Novo Acordo, a Promotora de Justiça Renata Castro Rampanelli também manifestou interesse em ser contemplada com novas instalações e solicitou que o PGJ pleiteasse um terreno da união, localizado ao lado do Fórum.
Já em Ponte Alta, localidade onde a Promotoria de Justiça está instalada em sede alugada, o membro Leonardo Ateniense sugeriu proposta de locação de novas instalações, para abrigar a promotoria de Justiça.
Em Porto Nacional, José Omar foi recebido pelos promotores de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, André Ricardo Fonseca Carvalho, Márcia Mirele Stefanello Valente, Diego Nardo e Rodrigo Grisi Nunes. Na Comarca, a principal demanda dos membros foi na área de segurança institucional, na ocasião o PGJ já autorizou a instalação de detectores de metais na entrada do prédio e espelhos na guarita de acesso à garagem.
Na promotoria de Justiça de Tocantínia, o Procurador-Geral esteve reunido com os servidores, que relataram que apesar de conservada a sede alugada não dispõe de espaço suficiente para atender a demanda de atendimento ao público.
A sede das promotorias de Justiça de Miracema também recebeu a visita do Procurador-Geral e equipe. Na oportunidade, José Omar se reuniu com os promotores Vilmar Ferreira de Oliveira, Felício de Lima Soares e Sterlane de Castro Ferreira, que relataram as melhorias na execução dos trabalhos após a reforma da sede.
Em Miranorte, o Procurador-Geral esteve com os promotores de Justiça Thais Massilon Bezerra Cisi e Rodrigo Alves Barcellos. O prédio que abriga a sede apresenta condições ideias de trabalho, no entanto, foi identificada a necessidade de alguns reparos em virtude de infiltrações na laje, problema que já está sendo solucionado por parte da equipe da Área de Manutenção do MPE.
Nas conversas com os membros, o Procurador-Geral de Justiça ressaltou o compromisso de fazer o acompanhamento constante da situação de trabalho cada promotoria de Justiça. “Eu costumo dizer que o posto que assumo é de um gerente e por isso, estar presente nas promotorias de Justiça está entre minhas prioridades na execução das atividades que assumi”.
As visitas são sempre acompanhadas da Assessora do PGJ, Promotora de Justiça Thaís Cairo, ou da chefe de Gabinete, Promotora de Justiça Maria Cotinha Bezerra.