calendar_month
04/10/2018

Procurador da Força-Tarefa da Lava Jato diz que sucesso de combate à corrupção depende do resultado das eleições


O Procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, integrante da Força-Tarefa da Lava Jato, foi um dos conferencistas no seminário Combate à Corrupção: Panorama Atual e Atuação interinstitucional, realizado na tarde desta terça-feira, 03, pelo Ministério Público Estadual (MPE).


Com o tema “O Futuro do Combate à Corrupção”, o membro do Ministério Público Federal fez um relato dos trabalhos desenvolvidos durante quatro anos e meio pela força-tarefa da operação Lava Jato, ressaltando os papéis atribuídos a cada integrante, de acordo com suas habilidades, e que foram preponderantes para o sucesso da operação.


Para ele, a Lava Jato é provavelmente, o caso de maior expressividade no combate à corrupção, mas o resultado das próximas eleições pode representar um retrocesso, pois o momento atual é preocupante. “Temos a possibilidade de ter um Brasil melhor, mas poderemos retroceder também. As próximas eleições são muito importantes, pois há expectativa de implantação de novas medidas de combate à corrupção. Nós mostramos que a experiência da Lava Jato não garante esse futuro, ela apenas dá o diagnóstico, mas temos que mudar através da legislação, por isso precisamos votar bem”.


“A utilização da Lei Anticorrupção na Tutela da Probidade Administrativa Pública” foi outro tema apresentado, desta vez, pelo chefe da Controladoria-Geral da União no Tocantins, Cláudio Henrique Fernandes Paiva, que teve como debatedores o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Criminal, Promotor de Justiça Vinícius de Oliveira e Silva, o Procurador da República Carlos Fernando. A Lei Anticorrupção (nº 12.846/2013), que entrou em vigor há pouco mais de cinco anos, vem produzindo mudanças de comportamento nos setores público e privado, no sentido de evitar a prática de atos lesivos contra a administração pública.


O evento foi prestigiado pelo Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, Procuradores e Promotores de Justiça, além de representantes de diversas instituições de controle e estudantes.



Evento acadêmico


À noite, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Criminal, Promotor de Justiça Vinícius de Oliveira e Silva, ministrou palestra em evento acadêmico realizado pela Universidade Luterana do Brasil, onde discorreu sobre a atuação do Ministério Público, Constituição Federal e combate à corrupção.