calendar_month
03/10/2018

MPE sedia encontro de farmacêuticos da saúde pública do Brasil


O Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE) recebeu, nesta quarta-feira, 03, o III Encontro Brasileiro de Farmacêuticos e Operadores do Direito que Atuam na Judicialização da Saúde. O evento foi promovido pelos Conselhos Federal e Regional de Farmácia e reuniu especialistas de diversas áreas com a finalidade de debater os desafios para a saúde pública brasileira.


O Procurador de Justiça Marco Antônio Alves Bezerra representou o MPE nas discussões da mesa de abertura do evento, que tratou da assistência farmacêutica frente aos desafios da judicialização da saúde. Compuseram a mesa a Defensora Pública Maria do Carmo Cota; o escrivão e representante do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Wagner Ferreira Marinho; o advogado e membro da Comissão de Saúde da OAB/TO, Pablo Vinícius Felix de Araújo; e o integrante do GT de Judicialização da Saúde do CFF, Douglas Costa.


Em sua fala, Marco Antônio destacou o trabalho desenvolvido pelas Promotorias de Justiça da saúde pública da capital. “É um desafio enorme para o Poder Público. A maior demanda do MPE na área da saúde é por falta de medicamento e falhas na gestão farmacêutica. É necessário destacar o trabalho realizado pelas Promotoras de Justiça Ceres Gonzaga Rezende e Maria Roseli de Almeida Pery na defesa dos direitos do cidadão”, comentou o Procurador de Justiça.


A programação do evento contou, também, com palestra proferida pela Promotora de Justiça e vice-coordenadora do Comitê Executivo para Monitoramento das Ações da Saúde no Estado do Tocantins (Cemas/TO), Maria Roseli, sobre as ações do Ministério Público no campo da judicialização da saúde. (João Lino Cavalcante)