Saúde Mental é tema de roda de conversa no Ministério Público
O Centro de Apoio Operacional da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caocid), realizou na última sexta-feira, 24, uma Roda de Conversa sobre a rede de saúde mental no Estado do Tocantins.
O evento contou com a participação da equipe técnica da Gerência de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) , que trouxe uma apresentação sobre a rede de saúde mental no Estado, os pontos de atenção em cada município, e as fragilidades que precisam ser trabalhadas para que se assegure efetivamente a devida assistência para toda a população destinatária desses serviços.
Na oportunidade, os participantes tiraram dúvidas sobre a implementação da Política Nacional de Saúde Mental, bem como acerca das soluções para se atender adequadamente à demanda do Estado, buscando alinhar a atuação ministerial com as políticas nacionais.
O Ministério Público, por meio do Caocid, atua em dois projetos relacionados à discussão e aperfeiçoamento da atuação institucional na matéria do direito à saúde, e além disso, a saúde mental é o tema mais recorrente nas demandas do Caocid, aponta a Coordenadora Jacqueline Orofino.
Para o subcoordenador, Diego Nardo, “foi uma ótima oportunidade para aprender sobre o assunto, conhecer mais de perto a realidade da rede de atenção à saúde mental do nosso Estado e pensar em estratégias de trabalho na Instituição”.
O material apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde será compilado e encaminhado aos Promotores de Justiça e servirá para subsidiar na atuação ministerial nessa área, completa Jacqueline.