calendar_month
28/08/2018

MPE lança I Semana de Segurança Institucional com a distribuição de guias

O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Ministério Público Estadual (MPE) lançou na manhã desta terça-feira, 28, um guia com orientações de segurança aos integrantes da instituição. A publicação faz parte das ações da I Semana de Segurança Institucional e foi entregue ao Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior.


Ações de segurança institucional acontece em todas as unidades do Ministério Público brasileiro, neste mês de agosto, e tem como finalidade difundir e incentivar a implementação da cultura de segurança institucional, conforme preconiza a Resolução nº 156/2016 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O coordenador do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional, Célio Sousa Rocha, enfatizou que a ideia da semana é fazer com que todos os membros e servidores sejam responsáveis pela segurança. “Nós integrantes do MPE, somos ferramentas imprescindíveis na adoção de medidas de segurança, praticadas não somente no ambiente de trabalho, mas presentes no nosso dia a dia fora daqui também”, explicou Célio.


Com o slogan “MP Protegido – Nossa ferramenta de segurança mais importante é você”, a campanha do Ministério Púbico do Tocantins disponibilizará durante toda a semana informações acerca de segurança das pessoas, segurança do material, segurança das áreas e instalações; e segurança das informações, por meio do Minuto Segurança Institucional, veiculado duas vezes por dia no sistema de rádio da Procuradoria-Geral de Justiça, fixação de cartazes pelo prédio, além da distribuição da cartilha impressa, a ser disponibilizada também em meio online.


O Procurador-Geral de Justiça elogiou a iniciativa do NIS e destacou que as informações colaborarão para mudança de comportamento dos integrantes. “É um trabalho que deve ser explorado por todos, pois contribuirá para a disseminação do conhecimento e se perpetuará na memória da instituição”, declarou José Omar.


Nilomar dos Santos Farias, Diretor de Inteligência do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional, explicou que existem normas de segurança específicas a serem adotadas pelos MPs brasileiros, em consonância com a política nacional.