calendar_month
15/08/2018

Promotores de Justiça participarão de roda de conversa sobre desafios e soluções na garantia do atendimento psicossocial

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Caop da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (CAOCID), realiza no dia 24 de agosto, no auditório do 3º piso da sede da instituição, uma roda de conversa com o tema "Ministério Público e Saúde Mental: desafios e soluções". O evento é voltado para Promotores de Justiça com atuação na área de saúde.


O objetivo da iniciativa é fornecer mecanismos para aprimorar a atuação da instituição no funcionamento da Rede Atenção Psicossocial e na execução da Política Nacional de Saúde Mental nos municípios tocantinenses.


No evento serão entregues os relatórios de vistorias produzidos pela área técnica de saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), com informações sobre os problemas no andamento da Política Nacional de Saúde Mental nas cidades do Tocantins. Também será apresentada a rede de saúde mental do estado, pela gerência da Rede de Atenção Psicossocial, e as fragilidades e as irregularidades que vem sendo encontradas em seu trabalho.


A roda de conversa faz parte das atividades dos projetos Iniciativa Rodas de Conversa e Padrão Saúde Básica, que são executados pelo CAOCID.


O Promotor de Justiça Diego Nardo, que é coordenador substituto do CAOCID e também do Núcleo Maria da Penha, destaca que iniciativas como essa são essenciais para fortalecer a atuação da instituição. "Com essa estratégia de trabalho, vislumbra-se uma atuação assertiva e eficiente do Ministério Público na defesa da garantia do direito fundamental à saúde, fortalecendo toda a Rede de Atenção Psicossocial no Estado do Tocantins e garantindo a assistência a toda a população", ressalta Nardo. (Paulo Teodoro)