calendar_month
15/08/2018

Capacitação no sistema E-ext percorrerá comarcas do interior



Teve início nesta quarta-feira, 15, em Palmas, a Oficina de Capacitação para Operação do Sistema de Procedimentos Extrajudiciais (E-ext). Além da capital, o novo treinamento abrangerá mais de 35 sedes de Promotorias de Justiça do interior, visando atualizar os membros e analistas ministeriais sobre as novas funcionalidades do sistema.


A capacitação tem caráter obrigatório para integrantes que trabalham com o E-ext, e segundo a Administração Superior, a necessidade de atualização surgiu a partir da solicitação de alguns Promotores de Justiça. Na capital, os participantes foram divididos em duas turmas, a serem capacitadas nos dias 15 e 16, quarta-feira e quinta-feira, respectivamente.


A partir da próxima semana, o cronograma de oficinas prevê a qualificação nas Promotorias de Justiça da região norte, seguida das regiões sul, sudeste e por último, a região central do Estado.


O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, ressaltou que a realização do curso diretamente na sede da Promotoria de Justiça, além de capacitar um número maior de pessoas, tem o intuito de proporcionar mais comodidade. “Com a descentralização, tanto os promotores de Justiça como os analistas ministeriais não terão que se deslocar de suas comarcas, economizando tempo e evitando se ausentar da respectiva Promotoria de Justiça”, explicou


O E-ext foi desenvolvido pelos técnicos do Departamento de Tecnologia da Informação do MPE e visa gerenciar a tramitação de procedimentos, padronizar o tratamento de dados, além de fornecer informações necessárias aos órgãos de supervisão do Ministério Público.


Em 2017, ele foi interligado ao Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público (Siacmp), ferramenta na qual são cadastrados os cidadãos que procuram os serviços do MPE e registrados os procedimentos deflagrados a partir de cada atendimento. Tudo isso em ambiente virtual. (Denise Soares)