Evento discute elaboração de campanha nacional de Comunicação do MP
Aconteceu nesta segunda e terça-feira, 30 e 31 de julho, na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, em Brasília, a Ação Nacional Estruturante – Campanha Nacional de Comunicação. O evento reuniu representantes das Assessorias de Comunicação dos Ministérios Públicos de todo o país. Os jornalistas Denise Soares Dias e João Lino Cavalcante, do MP/TO, participaram das discussões para a elaboração de uma campanha nacional de comunicação, que visa propagar o papel do Ministério Público como agente de transformação social.
O encontro foi coordenado pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP). Na cerimônia de abertura, o Procurador-Geral de Justiça do MPDFT, Leonardo Bessa, falou sobre o papel da campanha para a instituição. “O Ministério Público precisa ser conhecido e deve conversar com a sociedade para entendê-la e mostrar a ela o que é feito na instituição”, afirmou. “Além disso, precisamos nos comunicar a fim de demonstrar que o MP é muito mais do que a imprensa mostra; temos outros trabalhos relevantes além do que é feito na área criminal”, concluiu.
A Campanha Nacional de Comunicação
A campanha terá como objetivo mostrar à sociedade que o Ministério Público está presente no cotidiano dos cidadãos brasileiros e que pode ajudá-los a enfrentar dificuldades, vencer desafios, assegurar direitos e superar injustiças.
A definição do tema proposto é fruto de sugestões recebidas de membros da instituição durante encontros promovidos pela CPE/CNMP, validadas em discussões promovidas pelo Comitê de Políticas de Comunicação do Ministério Público (CPCOM).
O que é a Ação Nacional?
A Ação Nacional é instrumento da Resolução CNMP nº 147/2016 e destina-se a contribuir na elaboração e desenvolvimento de projetos e de iniciativas que permitam o alcance dos objetivos estratégicos traçados no Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público.
As Ações Estruturantes são aquelas cujos temas dos projetos e iniciativas são relacionados à área-meio – Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Comunicação, Gestão Orçamentária e Gestão Administrativa.(com informações da Ascom/CNMP)