calendar_month
09/07/2018

PGJ prestigia cerimônia de posse de governador e vice-governador do Tocantins

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, participou na manhã desta segunda-feira, 09, da solenidade de posse do governador e do vice-governador do Tocantins, Mauro Carlesse e Wanderlei Barbosa, respectivamente, eleitos para mandato tampão que vai até 31 de dezembro. A posse aconteceu na Assembleia Legislativa do Tocantins (AL/TO), quando também foi empossada, em definitivo, como presidente da casa, a deputada estadual Luana Ribeiro.


Presidindo a sessão, Luana Ribeiro leu o termo de posse e, após o juramento do eleito, declarou Mauro Carlesse governador do Tocantins. No discurso, Carlesse falou sobre a experiência de ter trocado a vida de empresário pela vida pública, há 3 anos e meio, quando passou a ocupar o cargo de deputado estadual. Em seu discurso, também frisou a importância da parceria entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, mas completou ao enfatizar a relevância da sintonia entre todos poderes em prol do desenvolvimento do Tocantins. “Peço a união de todos os poderes para fazer este Estado diferente, em que o povo possa se sentir protegido”.


Para o Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, o Tocantins passa por um momento delicado e necessita de políticos comprometidos para que venha a superar a atual crise. Ele parabenizou Mauro Carlesse por conclamar união, mas destacou a irrestrita importância da independência dos poderes. “O Ministério Público continuará contribuindo com o Tocantins, cumprindo com o dever de manter a ordem jurídica no Estado e de fiscalizar o poder público em várias esferas, respeitando os cidadãos e as instituições”, declarou.


Ao fim da solenidade na Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse e demais autoridades seguiram para o Palácio Araguaia, onde o governador fez novo pronunciamento.


Composição de Mesa

Também participaram da solenidade de posse o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eurípedes Lamounier; o defensor público-geral, Murilo da Costa Machado; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Manuel Pires; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Tocantins, Walter Ohofugi; o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Soares Mariano; o senador da República Ataídes de Oliveira; a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; os deputados federais Dorinha Seabra, César Halum, Carlos Gaguim e Lázaro Botelho; o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado Ciro Simoni; e os deputados estaduais Cleiton Cardoso e Eduardo Siqueira Campos, este representando o ex-governador Siqueira Campos. (Denise Soares)