Integrantes do Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público promovem reunião preliminar
Flávio Herculano
Aconteceu na cidade de São Paulo (SP), no último sábado, 25, uma preliminar da primeira reunião do Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público, que foi recém-criado com a intenção de garantir maior participação e representatividade feminina nos cargos de liderança do Ministério Público brasileiro.
Em razão da greve dos caminhoneiros, que terminou por inviabilizar a participação de muitas integrantes do movimento, as presentes optaram por não conferir caráter deliberativo ao encontro de sábado. Ainda assim, as discussões estenderam-se das 9h às 18h.
Todas as cerca de 30 participantes se apresentaram, bem como houve explanação sobre o trabalho desenvolvido pelas diretorias da mulher das associações de membros do Ministério Público dos estados de São Paulo e do Paraná. O trabalho foi apresentado pelas respectivas diretoras, Gabriela Mansur e Nayani Kelly Garcia.
Do Ministério Público do Tocantins, participou do encontro a Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery.
No encontro, a primeira reunião oficial do movimento de mulheres foi agendada para 30 de junho.
Foi discutida, ainda, a necessidade de conferir personalidade jurídica ao Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público, de modo que ele tenha alcance nacional e abranja as integrantes de todos os ramos do Ministério Público brasileiro. Essa proposta será levada à reunião de 30 de junho.