Encontro Nacional discute representatividade das mulheres no Ministério Público
Daianne Fenandes
Com o objetivo de aumentar a representatividade feminina e combater a desigualdade institucional no Ministério Público, Procuradoras e Promotoras de Justiça criaram o Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público, que realiza seu primeiro encontro esta semana.
O evento será realizado neste sábado, 26, na Casa Grupo Mulheres do Brasil, em São Paulo. Na programação, é prevista a apresentação do livro e pesquisa do Procurador de Justiça aposentado Carlos Francisco Bandeira Lins e da Promotora de Justiça Ana Laura Bandeira Lins Lunardelli: “Mulheres no Ministério Público”, além de discussões temáticas sobre a estruturação e representação do movimento, ações inciais e temáticas como a valorização das mulheres, assédio sexual e moral, entre outros.
É aguardada a participação de membros dos Ministérios Públicos Estaduais, Federais, do Trabalho, de Contas e Militar de todo o país. As inscrições podem ser realizadas no link: https://bit.ly/2ISdpsz.
O Movimento
O Movimento capitaneado pela promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP), Maria Gabriela Prado Mansur, visa unir forças para implantar e desenvolver ações direcionadas à valorização da mulher dentro do Ministério Público.
Em seu documento de criação, o Movimento destaca que a representatividade feminina no Ministério Público ainda é baixa e ressalta que advogadas, defensoras públicas e juízas de todo o país também estão se movimentado para buscar maior representabilidade em suas respectivas Instituições.