Jornalista Fábio Gusmão ministra treinamento a membros do MPE sobre relacionamento com a imprensa
João Lino Cavalcante
A liberdade de informar e os meios de comunicação como megafone das instituições. Com esta temática, o jornalista e consultor em comunicação Fábio Gusmão ministrou o curso “Capacitando Porta-Vozes” aos membros do Ministério Público Estadual (MPE), nesta sexta-feira, 06, na sede Procuradoria-Geral de Justiça, em Palmas.
O minicurso é uma iniciativa da Assessoria de Comunicação do MPE, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf/MPE). Pela manhã, a palestra foi transmitida ao vivo para as Comarcas do interior do Estado e tratou do funcionamento dos veículos de comunicação, suas particularidades e a importância de cada um deles como canal de informação para a sociedade e um dos principais pontos para que ocorra uma comunicação eficiente.
Já no período da tarde, Gusmão realizou treinamentos práticos sobre postura durante entrevistas, relacionamento com os profissionais da imprensa no dia a dia, estudo de casos, entre outros.
“É importante dedicar um tempo, como hoje, que passamos o dia todo reunidos, para discutir as melhores formas e práticas de comunicação. Desta forma conseguimos levar aos Promotores e Procuradores de Justiça que existem técnicas para que a mensagem seja compreendida por um número maior de pessoas sobre a atuação do Ministério Público”, disse Fábio Gusmão.
O Promotor de Justiça Diego Nardo, titular da 6ª Promotoria de Porto Nacional, comentou sobre os aprendizados do curso. “Ter um profissional da qualidade do Fábio, que atua em grandes veículos de comunicação, repassando informações sobre o relacionamento com a imprensa é importante para nós, membros do MPE. Foi um dia de muito aprendizado e que levaremos para nosso dia a dia”.
Perfil
Fábio Gusmão atua com edição e estratégias em comunicação digital. É jornalista há 20 anos, 18 deles no Jornal EXTRA, com MBA em Administração pela COPPEAD-UFRJ. Foi repórter, editor-assistente e atualmente editor online no Jornal EXTRA. Vencedor do Prêmio Esso de Reportagem, Prêmio Embratel, XXII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, Tim Lopes de Jornalismo Investigativo e menção honrosa no XXVII Prêmio Vladimir Herzog.