Estão abertas as inscrições para o Simpósio Interinstitucional sobre Direitos da Pessoa Idosa
Flávio Herculano
Estão abertas as inscrições para o Simpósio Interinstitucional sobre Direitos da Pessoa Idosa, que será realizado no dia 22 de fevereiro pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas (COMDIPI) e com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (AMPID).
O evento tem como público-alvo membros, servidores e estagiários do MPE, integrantes de instituições parceiras e comunidade em geral.
Os interessados de Palmas inscreverão na modalidade presencial, que dispõe de 200 vagas e cujas inscrições devem ser realizadas no site http://cesaf.mpto.mp.br/eventos. O pessoal do interior pode participar na modalidade a distância, cujas vagas são ilimitadas e as inscrições podem ser feitas no site http://eadcesaf.mpto.mp.br.
O simpósio terá duração de três horas e contará com duas palestras de profissionais com notório saber na área de gerontologia e atuação ministerial, além de um momento de resgate histórico sobre as ações e as experiências do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi).
A finalidade do simpósio é contribuir para ações concretas em prol da defesa dos direitos da pessoa idosa; compartilhar conhecimentos sobre a atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas e subsidiar as Promotorias de Justiça sobre o atual estado de práticas e das políticas regionais e nacionais de defesa da pessoa idosa.
No dia do evento ocorrerá o lançamento do livro “Velhice no De Senectute de Marco Túlio Cícero” de autoria do palestrante Alexandre de Oliveira Alcântara.
PALESTRANTES
Alexandre de Oliveira Alcântara
É Promotor de Justiça do Estado do Ceará, docente da Escola Superior do Ministério Público do Ceará, presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Idosos e Pessoas com Deficiência (AMPID). Possui especialização em Gerontologia (SBGG), mestre em Direito (Unifor), mestre em Filosofia (UFC) e encontra-se doutorando em Sociologia e Direito (UFF).
José Kasuo Otsuka
É Promotor de Justiça aposentado do Ministério Público do Tocantins, membro do Conselho Técnico-Científico da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Idosos e Pessoas com Deficiência (AMPID), assessor técnico do Cesaf-MPE. Mestre em Gerontologia (PUCSP).