calendar_month
06/12/2017

Congresso de combate à corrupção reúne Procuradores e Promotores brasileiros em Brasília

Daianne Fernandes


O “Enfrentamento da Corrupção pela sintonizada investigação criminal e cível” foi o tema da palestra de abertura do Congresso de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, promovido pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília (DF), no último dia 30.


A palestra foi apresentada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rogério Schietti Machado Cruz, que abordou os cuidados que os membros do MP devem ter com relação à investigação, a fim de evitar possíveis nulidades na difícil etapa de apuração de fatos criminosos.


As técnicas de entrevista e de interrogatórios aplicadas à atividade do Ministério Público, a tecnologia da informação e a investigação criminal foram temas abordados durante o evento, que reuniu Promotores e Procuradores de Justiça de todo o país. Representando o Ministério Público do Tocantins (MPTO), o Promotor de Justiça integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Alzemiro Wilson Peres Freitas, participou do Congresso.


Segundo o presidente do CNPG e Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público catarinense, Sandro José Neis, a iniciativa foi motivada pelos anseios da sociedade. Citou como exemplo uma pesquisa segundo a qual 82% da população considera o Brasil como um dos países mais corruptos do mundo e citou que a ONU contabiliza que cerca de 200 bilhões de reais por ano são desviados dos cofres públicos brasileiros, valor maior que o orçamento da saúde e da educação juntos.