Promotor de Justiça ministra curso para conselhos tutelares da Bahia
Daianne Fernandes
Conselheiros tutelares, conselheiros de direito, assistentes sociais, técnicos dos CRAS e CREAS e a Secretária de Assistência Social do município baiano de Camaçari, participaram neste sábado e domingo, das 8 às 18h, de Curso de Capacitação ministrado pelo Coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (Caopij), Sidney Fiori sobre as atribuições, direitos e deveres e trabalho do conselho tutelar.
Fiori foi convidado pela Fundação César Montes (Fundacem), que tem convênio com o Ministério Público da Bahia , e está realizando curso de capacitação continuada para conselheiros tutelares e para toda a rede de proteção de Camaçari.
No conteúdo foram abordados temas como a autonomia do Conselho Tutelar, para o cumprimento de suas atribuições, enquanto colegiado. Como deve ser o funcionamento da instituição e o relacionamento com a rede de proteção municipal, composição, atuação preventiva, fluxos de trabalho, dentre outros tópicos específicos da atuação do órgão.
O curso tem carga horária de 100h, com exercícios e provas no ambiente de ensino à distância. Ainda esse ano, devem ser capacitados os conselheiros dos 18 conselhos tutelares de Salvador/BA.