Experiência tocantinense com o FIA é apresentada em Encontro de Promotores de Justiça da Infância e Juventude
Daianne Fernandes
A atuação do Ministério Público na área da infância e juventude e a articulação dos atores envolvidos no sistema de justiça na busca da garantia dos direitos de crianças e adolescentes é um dos focos do “Encontro de Promotores de Justiça da Infância e Juventude”, que acontece esta semana no Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
O evento que reúne promotores de diversos Estados brasileiros, busca definir estratégias conjuntas de atuação para implementação de políticas públicas efetivas, que atendam efetivamente a área da Infância e da Adolescência.
Representando o Ministério Público do Tocantins , o Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude (Caopij), Sidney Fiori, também foi um dos palestrantes do evento nesta terça-feira, 10, abordando o Fundo da Infância e Juventude (FIA).
Fiori esclareceu como podem ser realizadas as doações para o fundo, quais as vantagens e como é realizada a fiscalização e a prestação de contas públicas do FIA, dentre outros aspectos.
O Promotor de Justiça ainda apresentou o trabalho exitoso que vem desenvolvendo no município de Araguaína, em conjunto com a Promotoria da Saúde local para o fortalecimento da política de atenção a crianças e adolescentes na cidade. E como eles tem tido sucesso na arrecadação de Fundos com destinação a construção de uma UTI Pediátrica no município.
“É sempre uma honra representar o MPTO, ainda mais para compartilhar a nossa experiência de um trabalho desenvolvido no Tocantins e que é exemplo para a atuação de outros membros em seus Estados”, afirmou.