calendar_month
28/09/2017

Promotor de Justiça representa MPE no “I Fórum de Inteligência e Segurança Prisional do Tocantins”

Flávio Herculano


O Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas representou o Ministério Público Estadual (MPE) no “I Fórum de Inteligência e Segurança Prisional do Tocantins”, realizado na noite de quarta-feira, 27, pela Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (Seciju).


O evento teve como palestrantes o oficial de Inteligência da Agência Brasileira de Informação (Abin), Herman Eber Pimenta, que abordou o tema “Sistema Brasileiro de Inteligência”, e o agente federal do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e professor da Escola Nacional de Serviços Penais, Álvaro Portel, com o tema “Inteligência no Sistema Penitenciário Federal e Combate às Organizações Criminosas”. Em síntese, as palestras abordaram o uso da inteligência na segurança prisional e no controle e mapeamento de membros de facções.


Realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, o fórum reuniu mais de 300 participantes e teve como público-alvo servidores da área de administração penitenciária e integrantes do Poder Judiciário, MPE, Defensoria Pública Estadual e demais profissionais que atuam na Execução Penal no Estado.

Inteligência Prisional

A atividade de inteligência prisional é um exercício permanente e sistemático de ações especializadas para a identificação, acompanhamento e avaliação de ameaças reais ou potenciais na esfera do sistema penitenciário. Elas são orientadas para a produção e salvaguarda de conhecimentos necessários à decisão, ao planejamento e à execução de uma política penitenciária e, também, para prevenir, obstruir, detectar e neutralizar ações adversas de qualquer natureza dentro do sistema penitenciário e atentatórias à ordem pública. No Tocantins, a atividade é coordenada pela Superintendência do Sistema Penitenciário, ligada a Seciju. (com informações da Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça)