calendar_month
14/09/2017

Servidores do MPE vão confeccionar brinquedos de crochê para doar a UTIs neonatais

Daianne Fernandes


Membros e servidores do Ministério Público Estadual (MPE) poderão participar de oficinas e aprender a fazer polvos de crochê. A iniciativa faz parte de um projeto lançado pelo Setor de Saúde do MPE para colaborar com a saúde dos bebês prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Tocantins.


O Projeto “Um Polvo por Amor” é inspirado em um movimento que nasceu em 2013 na Dinamarca, mas que já se espalhou por diversas cidades brasileiras. Segundo relatos de pais e profissionais de saúde que trabalham em UTIs neonatais, o uso do polvo de crochê acalma os pequenos e ajuda a normalizar sua respiração e os batimentos cardíacos.


No MPE, membros e servidores vão poder participar de uma oficina para aprender a confeccionar os brinquedos. O setor de saúde também vai arrecadar o material necessário para a confecção dos mimos: Linhas de crochê 100% Algodão, agulhas e enchimento. A lista está disponível no setor e no rodapé desta matéria.


Para participar da oficina, membros e servidores devem se inscrever gratuitamente no setor de Saúde que também vai arrecadar as doações. 


Benefício à saúde

O Setor de Saúde ainda destaca que além de incentivar o voluntariado e a solidariedade, a iniciativa está voltada para o bem-estar de membros e servidores. Pesquisas comprovam que fazer crochê é uma excelente terapia. A atividade requer concentração, raciocínio e coordenação motora, o que ajuda a prevenir doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, além de afastar a depressão e diminuir a ansiedade.


A execução do trabalho altera a química do cérebro, diminuindo os hormônios do estresse e aumentando os níveis de serotonina e dopamina. Essas substâncias são responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer.


Os movimentos repetitivos estimulam a agilidade das mãos, baixam a pressão sanguínea e geram uma sensação de relaxamento.


Ministério da Saúde

Em abril deste ano, o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica afirmando que os polvos de crochê podem ser utilizados de forma lúdica para os bebês prematuros internados.


Lista de Material

*Linhas (100% algodão): Camila fashion (usa 2 linhas) ou Charme ou Barroco 4 (cores variadas)

*Agulha 2,5

*Fibra siliconizada para o enchimento da cabeça dos polvos