Servidor do MPE ministra palestra sobre segurança em sistemas informatizados
(Com informações da Adapec)
Com o objetivo de dar mais segurança ao Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidato), os profissionais que fazem parte da Comissão de Auditoria Técnica participaram de um treinamento esta semana. O diretor do departamento de modernização e tecnologia da informação do Ministério Público Estadual (MPE), Huan Carlos Borges Tavares, foi um dos palestrantes do evento e falou sobre a importância da segurança em sistemas informatizados.
“A auditoria verifica o passo a passo realizado no sistema para detectar possíveis falhas e ajudar a corrigi-las, para o ideal funcionamento do trabalho. Cabe à comissão conhecer e entender todo o sistema e redes de operação, estrutura de dados, procurando constantes gargalos para identificação de problemas. Com isso, garantem a segurança das informações”, explicou Huan Carlos.
A reunião também contou com palestra da Superintendência Federal da Agricultura (SFA).
A Comissão foi criada pela Adapec a partir da necessidade de melhorias contínuas no Sidato, colaborando para preservação das informações. Além disso, visa apurar o descumprimento das legislações sanitárias e outras orientações emitidas pela Agência, bem como possíveis irregularidades e inconsistências em relação à alimentação de dados.
Palestras
A gerente de avaliação, controle e fiscalização animal da Adapec, Laudicéia Teles, explicou que tem promovido palestras para os servidores que alimentam o sistema informatizado com o objetivo de discutir as novas funcionalidades do Sidato. “Já estamos realizando um trabalho de conscientização e orientação para que todos tirem suas dúvidas, inclusive sobre o trabalho da Comissão. Acreditamos que dessa forma poderemos evitar possíveis inconsistências e garantir a confiabilidade das informações”, pontua.