MPE desenvolve projeto de capacitação com detentas da região sul do Estado
Denise Soares
O Promotor de Justiça Caleb Melo entregou, na manhã desta quarta-feira, 26, os certificados de capacitação desenvolvida com detentas da Unidade Prisional Feminina de Talismã. Além de oportunizar uma nova profissão, a Oficina de Trabalhos Manuais colaborará para a remição da pena das detentas. A capacitação é resultado de parceria entre Ministério Público Estadual (MPE), Prefeitura de Talismã e Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça.
Idealizado pelo Promotor de Justiça, o curso contou com o trabalho voluntário de Magda Faria de Melo e de Eunice de Melo, respectivamente mãe e irmã do integrante do Ministério Público, que vieram de Brasília para atuar como instrutoras na produção das peças.
Em um dia, as detentas aprenderam a realizar pinturas e aplicação de fotografias em pedras e lentes, fabricar porta papel higiênico, “puxa-sacos” e xales de crochê. Todas as peças foram produzidas com materiais recicláveis, como garrafas pet, lentes de óculos, telhas de cerâmica, pedras e também restos de tinta.
Caleb Melo falou da satisfação em poder auxiliar na ressocialização das detentas e em contar com o auxílio de suas familiares nesta ação. “Foi gratificante perceber a felicidade de minhã mãe, hoje com 81 anos de idade, em contribuir para que elas possam aprender uma ocupação lícita” disse o Promotor de Justiça.
As instrutoras também aproveitaram para ministrar o curso para pessoas de baixa renda das cidades de Talismã e Alvorada. No total, 57 participantes foram capacitados.