Corregedoria-Geral faz balanço das inspeções do 1º semestre
Denise Soares
A Corregedoria-Geral do Ministério Público Estadual encerrou, no início do mês de junho, o calendário de inspeções do primeiro semestre deste ano. Foram inspecionadas 35 Promotorias de Justiça, distribuídas em 11 comarcas, além de nove órgãos administrativos da Procuradoria-Geral de Justiça. As inspeções têm a finalidade de verificar a regularidade dos serviços e são oportunidade para repassar orientações aos integrantes do MPE.
Os trabalhos tiveram início no mês de fevereiro, pelas comarcas de Araguaçu, Alvorada Figueirópolis, Cristalândia e Pium. Em março, foi a vez dos órgãos administrativos: Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Diretoria de Inteligência, Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), Grupo Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gecep), Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf) e os Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caops).
Na sequência, entre abril e junho, o serviço de inspeção percorreu as Promotorias de Justiça de Miracema, Miranorte, Tocantínia, Wanderlândia, Araguaína, Gurupi, Peixe e Formoso do Araguaia.
Calendário 2ª semestre
Entre os meses de agosto e novembro, mais 39 Promotorias de Justiça devem passar pela avaliação do órgão correcional. Os trabalhos do segundo semestre terão início com as inspeções na região Sudeste do Estado, abrangendo as Promotorias de Justiça de Dianópolis, Almas e Natividade. Em outubro, serão avaliadas as Promotorias de Justiça de Filadélfia, Goiatins, Itacajá e Pedro Afonso. Para concluir as inspeções do ano, a Corregedoria-Geral chegará nas Promotorias de justiça da capital.