Seminário sobre resíduos sólidos é realizado em Palmas
Daianne Fernandes
O Ministério Público Estadual (MPE) é parceiro do "1º Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos: da Coleta ao Destino Final", que acontece nesta quarta, 28 e quinta-feira, 29, em Palmas. O evento aborda as atuais possibilidades de gerenciamento desses resíduos assim como o caminho escolhido pelo Governo brasileiro, através da Política Nacional de Resíduos Sólidos, elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente brasileiro, atendendo ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, dentre outros tópicos.
Na programação de hoje, a servidora do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Dra. Marly Santos, falou sobre a atuação dos órgãos de controle ambiental no Tocantins. O Seminário é direcionado a prefeitos municipais, secretários de estado e dos municípios, empresários, acadêmicos universitários e à sociedade em geral.
É que a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos envolvem todo o setor de resíduos, por isso a necessidade de uma abordagem completa sobre o tema, obedecendo às legislações vigentes no país, no Estado e no município em questão, além de estar afinado com as tecnologias mais modernas do mundo.
O evento é promovido pela Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins (Sinduscon-TO) e acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO). Esta é a primeira vez que este evento é realizado na região Norte do Brasil.