calendar_month
26/06/2017

Curso apresenta técnicas de gestão e gerenciamento a membros, servidores e estagiários do MPE

Daianne Fernandes


Técnicas de gerenciamento, organização e programação do fluxo de trabalho foram alguns do temas abordados nesta segunda-feira, 26, pela Promotora de Justiça de Minas Gerais Vanessa Evangelista, no minicurso “Gestão de Promotorias de Justiça”.


No workshop, a Promotora destacou que, hoje, o promotor de Justiça deve ser, polivalente, pois além do conhecimento em direito que lhe é exigido cotidianamente, ele deve ter noções de várias outras áreas, entre elas a de gestão. “É que os promotores de Justiça, quando são designados para uma comarca, além de legalmente serem classificados como órgãos de execução, são também os gestores das Promotorias de Justiça, ou seja, um gestor público”, frisou.


Lidar com materiais, pessoas, expedientes, informações, prioridades, conflitos, prazos, riscos, custos, horários, dentre outras demandas, são responsabilidades do promotor de Justiça e otimizar esse fluxo de trabalho é necessário para que o trabalho possa ser realizado com sucesso.


Segundo, a Promotora mineira, que é autora do livro "Gestão de Promotorias de Justiça e seus processos de negócio" (em anexo) , o primeiro passo é documentar e sistematizar o trabalho do departamento e isso se inicia mediante diálogo do promotor com toda a sua equipe, que deve participar ativamente do processo de mudança.


A partir dai é preciso desenhar um fluxo de trabalho e produção, dimensionando o tempo e programando cada atividade. Outra técnica destacada pela palestrante para dinamizar as atividades é separá-las por lotes e criar uma agenda para execução desses trabalhos.


Promotores e servidores também trocaram experiências, como a do Promotor de Justiça Konrad Wimmer, que relatou como organiza o fluxo de trabalho em sua promotoria, adotando técnicas de gestão como a separação por lotes e aplicativos como o google docs e google translate para agilizar o processo de produção de peças, por exemplo.


Abertura

O minicurso “Gestão de Promotorias de Justiça” é realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), com duração de 3 horas, nas modalidades presencial e a distância.


Na abertura do evento, a Coordenadora do Cesaf falou da importância do curso não apenas para os promotores, mas para todos os  gestores de departamento dentro do MPE. E destacou a preocupação do Cesaf em sempre trazer o que há de mais moderno no cumprimento dos deveres de membros e servidores, a fim de que o cidadão tocantinense possa encontrar no MPE uma prestação de serviços de qualidade.