Motoristas do MPE recebem atualização em direção defensiva e evasiva
João Lino Cavalcante
As curvas do kartódromo Rubens Barrichello receberam um grupo diferente de pilotos neste sábado e domingo, 10 e 11 de junho, em Palmas. Na pista, em vez dos karts, carros de passeio deixaram marcas de borracha no asfalto durante as aulas práticas do curso de atualização de direção defensiva e evasiva, oferecido a 27 motoristas oficiais do Ministério Público do Estado do Tocantins.
O curso teve o apoio pedagógico do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf/MPE) e foi conduzido pelo instrutor e Capitão da Polícia Militar Teobaldo Bento Vieira. A primeira parte do curso foi realizada na sede do MPE, em Palmas, e contou com apresentação teórica sobre regras, princípios e diretrizes básicas para motoristas de autoridades. “A direção defensiva exige do condutor alguns pré-requisitos e o principal deles é o conhecimento. Todos os profissionais do MPE já possuem uma carga de experiência e este curso veio para aperfeiçoar as técnicas de condução em situações adversas”, disse Capitão Teobaldo.
Na sequência, os motoristas seguiram para o kartódromo Rubens Barrichello, onde receberam orientações e puseram em prática as técnicas de direção defensiva e evasiva. “Poder aliar os conhecimentos teóricos à prática, sem dúvida, contribui para minimizar os riscos no trânsito, além de corrigir alguns vícios que todos nós vamos adquirindo ao longo dos anos”, comentou o motorista Yuri Neri de Assis.
A capacitação teve o propósito de proporcionar aprendizado tático-operacional para a condução segura no transporte de autoridades e servidores, com vistas ao aperfeiçoamento funcional.