Recém-ingressos, promotores iniciam curso de preparação ministerial
Daianne Fernandes
Os quatro novos Promotores de Justiça substitutos iniciaram, nesta segunda-feira, 8, o Curso de Preparação para a Carreira Ministerial. Até o próximo dia 31 de maio, eles participam de palestras, oficinas e visitas técnicas sobre a estrutura e funcionamento da Instituição, sistema de processo eletrônico (E-Proc), atuação prática do MPE, orientações sobre os sistemas de tecnologia da informação, atuação prática em audiências, entre outros conteúdos.
A coordenação do curso é de responsabilidade do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf/MPE). São 167 horas de curso, que tratam sobre o funcionamento e a filosofia de trabalho do Ministério Público Estadual (MPE), com foco na realidade enfrentada pelas Promotorias tocantinenses. “O curso é todo realizado com membros e servidores da instituição, valorizando o quadro funcional do MPE e possibilitando uma visão mais prática da realidade local”, destacou a coordenadora do Cesaf, Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira.
A abertura foi realizada pelo Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Francisco Rodrigues de Souza Filho, que apresentou a equipe e o funcionamento da diretoria de gabinete, destacando que o curso permitirá aos promotores empossados na última semana o conhecimento necessário para iniciar sua atuação ministerial.
Nesta segunda-feira, além do funcionamento da chefia de gabinete, os Promotores conhecerão o funcionamento da diretoria de expediente, sistemas de plantões, substituições, etc.