Promotores da área da Infância e Juventude participam de encontro em Palmas
Daianne Fernandes
Promotores de justiça com atuação na área da Infância e Juventude de diversas comarcas tocantinenses participaram de um encontro, ocorrido na sede do Ministério Público Estadual (MPE), em que o Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude (Caopij) apresentou um panorama de todos os procedimentos administrativos, kits e projetos que desenvolve. O evento aconteceu na última sexta-feira, 28.
Medidas socioeducativas, guarda subsidiada e serviços públicos de educação estiveram entre os temas discutidos em painéis, apresentados por servidores do Caopij. Uma análise de conjuntura sobre a situação da infância e adolescência no âmbito estadual também foi apresentada pelo coordenador do Caopij, o Promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, que destacou a importância do encontro para o planejamento estratégico do MPE e, principalmente, para a construção de um diálogo conjunto entre os promotores de justiça que atuam na área.
A troca de experiência e de conhecimento proporcionada pelo evento foi destacada por uma das participantes, a Promotora de Justiça Luma Gomides de Souza. Para ela, a realização desse tipo de acontecimento cumpre um papel importante, principalmente para os promotores que atuam nas comarcas menores (1ª e 2ª entrância).
“Somos como clínicos gerais, atuamos em todas as áreas, e a Infância e Juventude é uma área complexa, com muitas resoluções e órgãos disciplinando. Fica quase impossível conhecer tudo, e e aí que o Caopij se torna tão importante para a nossa atuação”, avaliou Luma Gomides.
Os promotores de justiça presentes ainda conheceram, com detalhes, a página do Caopij inserida no portal do MPE, na internet, e tudo que é disponibilizado lá, a exemplo de kits, peças, links de interesse e notícias. O encontro foi finalizado com uma pactuação da agenda de trabalho para este ano.