MPE é considerado exemplo de modernização na gestão em evento realizado pela CGU
Denise Soares
O modelo de gestão adotado pelo Ministério Público do Tocantins (MP/TO) foi referência durante treinamento promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) destinado a capacitar gestores públicos municipais. O evento, realizado nos dias 27 e 28, segunda e terça-feira, na cidade de Araguaína, faz parte do programa Fortalecimento da Gestão Pública e tem como objetivo capacitar servidores, vereadores, conselheiros e cidadãos para a correta aplicação de recursos públicos.
Entre as instituições que participaram da capacitação, no primeiro dia do evento, esteve o Ministério Público do Tocantins, representado pelo Promotor de Justiça do Patrimônio Público de Araguaína Airton Amilcar, que ministrou palestra com o tema “Cidadania, Controle Social e Ministério Público”.
Como exemplo de modernização na gestão, o MP do Tocantins, instituição gestora do Gespública – Programa Federal de Modernização e Desburocratização de Gestão Pública (Gespública), também foi foco da capacitação. O servidor do servidor de patrimônio Leandro Ferreira explanou sobre o assunto, destacando a importância do programa para uma gestão eficiente e sensibilizando os gestores a aderirem ao Gespública.
Programa Fortalecimento da Gestão Pública
Muitas vezes, o desconhecimento leva a falhas na aplicação dos recursos públicos. Essa
foi a conclusão da CGU, após muitos anos de auditorias. Para prevenir essas falhas, a CGU criou o Programa de Fortalecimento da Gestão Pública (FGP), no qual os gestores públicos municipais são capacitados para a correta aplicação desses recursos.
O programa inclui distribuição de bibliografia técnica; treinamento em práticas de administração de recursos públicos; ética, governança e conformidade à legislação vigente; e fortalecimento da capacidade institucional de controles internos.