calendar_month
23/03/2017

Conselho Estadual sobre drogas discute implantação de projeto-piloto para atender dependentes químicos e familiares

Denise Soares


O Conselho Estadual sobre Drogas no Estado do Tocantins (CONESD/TO), no qual o Ministério Público Estadual (MPE) tem assento, realizou na manhã desta quarta-feira, 22, a 38ª reunião ordinária da entidade. O encontro aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Palmas, e teve o Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas como representante do MPE.


Na pauta de discussões estava a proposta de nova Lei para o CONESD, de modo que sejam feitas mudanças que confiram mais independência no planejamento das ações. Os conselheiros também deram inicio às deliberações sobre propostas de Projeto de Lei que objetivam arrecadar recursos para Fundo Estadual sobre Drogas, como por exemplo, a destinação de parte do imposto sobre a venda de bebidas alcoólicas e tabaco.


Também foi discutida a implantação de um projeto-piloto destinado ao Controle de Tráfico e da violência e ao acolhimento dos usuários de drogas e seus familiares. A ideia é concentrar esforços em uma região específica e realizar um trabalho intenso de combate às drogas e recuperação dos dependentes.


A ausência de profissional de psiquiatria no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) foi outro apontamento dos conselheiros. “O que o Conselho pretende é que haja um planejamento de Estado e não de Governo. Dessa forma, as políticas públicas serão efetivas, sem quaisquer interferências de ordem política”, explicou o conselheiro, Promotor de Justiça Alzemiro Freitas.


>>>> Acesse mais fotos em: https://www.flickr.com/photos/mpetocantins/sets/72157679794332721/