calendar_month
14/03/2017

MPE reúne membros e servidores para construir indicadores do planejamento nacional

Daianne Fernandes


A construção de indicadores para o monitoramento do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público Brasileiro foi o foco de uma reunião de trabalho entre membros e servidores do Ministério Público Estadual (MPE), nesta segunda, 13, em Palmas. A medida cumpre a Resolução do CNMP nº 147/2016, que estabelece princípios e padroniza a linguagem do Planejamento Estratégico no MP brasileiro.


As atividades incluíram workshops, mesas de trabalho e discussões sobre a realidade local para criar indicadores nacionais. Um aprendizado organizacional que vai contribuir com os trabalhos desenvolvidos pelo departamento de planejamento do MPE, garantiu o presidente da Comissão de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE), o Promotor de Justiça Celio Sousa Rocha. “É preciso que cada um diga o que precisa e o que espera do Ministério Público, e também colabore para levar esse ensinamento a todas as comarcas”, pontuou.


Ele ainda destacou que somente com este trabalho local e colaboração de todos é que será possível desenvolver uma política nacional que atenda à sociedade como um todo, aperfeiçoando a atuação do MP.


Para o coordenador do departamento de gestão e planejamento, Marcos Conceição, outro ganho para a Instituição foi a possibilidade de contar com promotores e representantes de setores trabalhando em conjunto. Experiência que deve enriquecer as próximas atividades da CPGE.


Os indicadores sugeridos ao CNMP são instrumentos que permitem mensurar e avaliar o desempenho do MP brasileiro. Compõem uma política única de diretrizes relacionadas às várias frentes de trabalho da área meio do Ministério Público, dentre as quais a de gestão orçamentária e financeira.