calendar_month
20/02/2017

Membros e servidores participam de workshop sobre Gestão por competências, no MPE

Daianne Fernandes

Nos últimos dois dias, membros e servidores do Ministério Público Estadual (MPE) participaram de um treinamento sobre gestão por competência. A oficina iniciada na quinta-feira, 16, foi ministrada por servidores do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), órgão referência na área por ser o primeiro MP brasileiro a desenvolver uma iniciativa como esta na gestão de pessoas, ainda em 2014.

A Gestão por Competências permite que a instituição planeje o futuro, alinhando seus objetivos e estratégias com as competências essenciais para o seu desenvolvimento e operacionalização. Esse  modelo permite analisar com agilidade os pontos fortes e fracos dos servidores da Instituição, detectando as competências que são importantes para a realização das atividades de uma função/cargo, ou seja, as competências que um funcionário deve possuir para exercer bem uma determinada função. 

O Workshop foi ministrado pela coordenadora de Recursos Humanos, Emanuella Koerich Zappelini, e pelo gerente de Desenvolvimento de Pessoas, Andreas Jumes, ambos do MPSC. Eles falaram dos principais resultados obtidos com o programa. Algumas estratégias utilizadas pelo MPSC, tais como agendas de desenvolvimento individual, processo de relotação de servidores, desenvolvimento de um sistema informatizado e o aprimoramento da cultura de feedback foram destacadas.

Os palestrantes vieram a Palmas a convite da Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, que preside o Grupo Especial para Estudos da Gestão por Competência,  que desenvolverá um projeto de gestão por competência a ser implantado na instituição. Todo o workshop foi gravado e será editado e disponibilizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPE (Cesaf), por meio do seu acervo.