calendar_month
01/02/2017

Procurador-Geral destaca credibilidade e bom relacionamento das instituições que compõem o sistema de Justiça em abertura do ano do judiciário

Daianne Fernandes e João Lino Cavalcante


“A sociedade espera muito de nós, integrantes do Sistema de Justiça”, ressaltou o Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, em discurso proferido durante a solenidade de abertura do ano do judiciário no Tocantins. O evento também marcou a posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).


O chefe do Ministério Público Estadual (MPE) falou da confiança que magistrados, procuradores, promotores de justiça, defensores e advogados possuem perante o cidadão tocantinense, mesmo em tempos de nítida descrença e desilusão em relação a entes e instituições públicas brasileiras.


Na solenidade, o novo presidente, desembargador Eurípedes Lamounier assumiu a casa reforçando, entre outros pontos, a importância de um trabalho integrado do Tribunal com outros órgãos que compõem o sistema de Justiça, e também o Executivo.


O bom relacionamento com o MPE, Defensoria e OAB foi destacado pelo novo presidente e também pelo Procurador-Geral de Justiça, que afirmou ter plena confiança na capacidade do novo presidente do Tribunal. “Podem contar com o MPE nesse novo capítulo da história do Poder Judiciário. Os resultados que a sociedade almeja dependem da união de todas as forças”, frisou.


Clenan Renaut também elogiou o trabalho do desembargador Ronaldo Eurípedes, que deixa o cargo após dois anos de mandato.


A solenidade aconteceu nesta quarta-feira, 01, no Tribunal Pleno do TJTO e contou com a presença de Procuradores e Promotores de Justiça, entre outras autoridades representativas de Instituições públicas tocantinenses.



Mesa diretora

O desembargador Eurípedes Lamounier ocupava o cargo de corregedor-geral da Justiça e foi eleito para a presidência do TJTO por unanimidade. Na vice-presidência, assume o desembargador Moura Filho. Já o novo corregedor-geral da Justiça será o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, tendo como vice o desembargador João Rigo Guimarães.


Também tomam posse a desembargadora Ângela Prudente, que será reconduzida ao cargo de ouvidora judiciária; e a desembargadora Jacqueline Adorno, que assume a vice-ouvidoria. Na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), o desembargador Marco Villas Boas será reconduzido ao cargo e a desembargadora Etelvina Maria Sampaio assume como diretora adjunta.


Posse Assembleia

O Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, também prestigiou a cerimônia de posse do novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, deputado estadual Mauro Carlesse. A solenidade, realizada na manhã desta quarta-feira, contou com a participação de diversas autoridades.


Carlesse foi eleito presidente da AL em julho de 2016 e comandará a Casa de Leis pelos próximos dois anos, após o mandato do deputado estadual Osires Damaso. A Mesa Diretora empossada nesta quarta-feira é composta da seguinte forma:


Mauro Carlesse – presidente

Luana Ribeiro - 1ª vice-presidente

Toinho Andrade - 2º vice-presidente

Jorge Frederico - 1º secretário

Nilton Franco - 2º secretário

Cleiton Cardoso - 3º secretário

Zé Roberto - 4º secretário