calendar_month
26/10/2016

Comissão Eleitoral dá início ao processo de escolha do próximo PGJ

Denise Soares


Antes de dar início à eleição para a formação da lista tríplice destinada à escolha do Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2016-2018, a Comissão Eleitoral, composta pelos promotores de Justiça Marcos Luciano Bignotti, Beatriz Regina de Mello e Gilson Arrais, realizou a geração da urna eletrônica e das cédulas eletrônicas para o processo de votação online. A comissão também definiu a senha de segurança que será utilizada para validação da eleição e para a contagem dos votos. A validação aconteceu no plenário da Procuradoria-Geral de Justiça.


A eleição acontecerá durante todo o dia, das 9h às 17h, e 121 membros ativos estão aptos a votar. De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, Marcos Luciano Bignotti, o processo vem ocorrendo com tranquilidade e logo após a votação será possível conhecer o resultado.


“A apuração será realizada e um relatório da votação com o resultado será gerado. Então, o encaminharemos para o Procurador-Geral de Justiça, juntamente com todas as atas e procedimentos realizados. Ele ficará incumbido de transmitir o resultado ao governador do Estado, para que este possa indicar o nome”, explicou o presidente.


O sistema online de votação é considerado totalmente seguro, isso porque utiliza duas chaves de criptografia, que garantem não apenas o sigilo do voto, como também a segurança dos dados.

“Qualquer tentativa de alteração de dados é identificada. O sistema garante a transparência da eleição e a comodidade do eleitor, que pode escolher a plataforma em que irá votar”, disse Huan Carlos Borges, chefe do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação do Ministério Público Estadual.