calendar_month
06/10/2016

MPE se “veste” de rosa para alertar sobre os riscos do câncer de mama


João Lino Cavalcante


Com o intuito de alertar membros, servidores e a população tocantinense sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Ministério Público Estadual (MPE) se “vestiu” de rosa, aderindo ao movimento Outubro Rosa. O prédio da Procuradoria-Geral de Justiça, em Palmas, recebeu uma iluminação especial para a data.


Além da iluminação especial, foi colocada uma faixa da cor do movimento no interior do prédio. Com 18 metros de extensão, a faixa desce do quarto piso ao térreo, chamando a atenção dos membros, servidores e visitantes. O MPE também distribuirá pingentes aos visitantes, como forma alertar as pessoas para a importância do exame preventivo.


O movimento Outubro Rosa utiliza como símbolo um laço rosa, que representa a luta contra o câncer de mama, doença que atinge cerca de 58 mil pessoas por ano no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca).


“O MPE, ao longo dos anos, tem integrado a rede de instituições parceiras da campanha 'Outubro Rosa' e em 2016 não é diferente. Somente com a divulgação de informação sobre a doença é que a população poderá adotar hábitos saudáveis e preventivos contra o câncer de mama”, disse o Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira.


Origem

O Outubro Rosa é celebrado mundialmente, tendo origem nos Estados Unidos, na década de 90. Recebeu esse nome em referência à cor do laço rosa, que passou a simbolizar a luta contra o câncer de mama ao ser distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.