MPE capacita rede de proteção à criança e ao adolescente de Lagoa da Confusão
Denise Soares
Com o tema “Situação de risco e a atuação da rede de proteção”, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Cristalândia, promoveu, no último dia 22, uma capacitação que envolveu representantes do Conselho Tutelar, Polícia Militar, Guarda Metropolitana e Secretaria de Assistência Social da cidade de Lagoa da Confusão.
Comandado pelo Promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior, o encontro teve o objetivo de discutir diversos pontos acerca dos serviços prestados pelos referidos órgãos e instituições no que se refere às crianças e adolescentes hipossuficientes em situação de risco.
Durante a reunião, os órgãos trocaram experiências, trataram de situações específicas, fizeram explanações sobre o tema e apresentaram as dificuldades de atuar em um município cuja população cresce rapidamente, por se tratar de uma área de fronteira agrícola.
O representante do Conselho Tutelar, por exemplo, alegou que a falta de um veículo compromete os atendimentos e solicitou do município providências no sentido de regularizar a oferta de transporte. Como resposta, a representante da Secretaria de Assistência Social disse que a falta de veículo é pontual, comprometendo-se a solucionar o problema com brevidade.
Ao fim do encontro, o Promotor de Justiça apresentou uma rotina de atuação dos órgãos, esclarecendo, passo a passo, a função de cada instituição na defesa da criança e do adolescente e reafirmando a necessidade de articulação da rede de proteção estatal.