calendar_month
21/06/2016

Educadores participam do encerramento de capacitação do projeto “Conte até 10”


João Lino Cavalcante


Professores e diretores de escolas da rede estadual de ensino reuniram-se na sede da Diretoria Regional de Ensino de Palmas na manhã desta terça-feira, 21, para a cerimônia de encerramento da capacitação do Projeto Conte até 10. A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público Estadual e foi idealizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O objetivo é evidenciar o debate sobre a tolerância e a não violência no ambiente escolar.


Somente este ano, aproximadamente 500 professores foram capacitados para desenvolver trabalhos com alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A previsão é que, a partir de agosto, novas turmas sejam formadas.


Para José Antônio Aguiar Guerra, diretor do Colégio Estadual São José, o projeto já demonstra seus efeitos no dia a dia da escola. “Queremos levar esta capacitação para outros servidores. Nossos professores já estão trabalhando a temática de forma interdisciplinar com os alunos. É muito importante discutir a cultura da paz e a valorização da vida junto aos nossos estudantes”.


O projeto

Desde o ano de 2012 o Ministério Público Estadual do Tocantins é parceiro do projeto “Conte Até 10”, criado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), que tem como um de seus gestores no Estado do Tocantins o Procurador de Justiça Marco Antônio Alves Bezerra. Nos últimos anos, membros e servidores do MPE atuam no envolvimento dos jovens no combate aos homicídios cometidos por impulso e por motivos fúteis. O alvo são os crimes que acontecem em função da banalização da violência, da falta de tolerância, da ação impensada no momento da raiva. Daí a proposta de contar até dez, manter o controle e evitar conflitos.