calendar_month
26/04/2016

MPE fala sobre os desafios da saúde perinatal em evento de enfermagem obstétrica

MPE fala sobre os desafios da saúde perinatal em evento de enfermagem obstétrica


O Ministério Público Estadual (MPE), representado pela Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery, participou, nesta terça-feira, 16 de abril, do II Seminário de Aprimoramento da Enfermagem Obstétrica no Tocantins, no auditório da Unitins, em Palmas.


O evento tem como objetivo fortalecer iniciativas de hospitais e maternidades, interessados na mudança do modelo assistencial, por meio da inserção da enfermagem obstétrica na atenção ao parto e nascimento. Durante o encontro, foram abordados os desafios para a efetivação da Rede Cegonha no Tocantins e os processos de trabalho voltados para a qualidade no atendimento da gestante no pré-natal, parto e puerpério, bem como dos recém-nascidos.


A Promotora de Justiça explanou sobre a necessidade de se reduzir a mortalidade materna, neonatal e fetal e morbidades no Tocantins, por meio da efetivação da Política Nacional de Humanização e da Rede Cegonha. Segundo ela, para alcançar melhores resultados, é necessário aprimorar a gestão, as relações entre os profissionais de saúde, a interlocução dos hospitais com os municípios, o comprometimento com o serviço público e com as políticas públicas e a observância dos deveres funcionais.


A sobrecarga dos profissionais da enfermagem também foi apontada pela Promotora como um problema que coloca em risco a segurança dos pacientes. “Apesar dos avanços, o cenário na saúde perinatal ainda é preocupante diante da baixa qualidade na assistência às gestantes no pré-natal, parto e puerpério e da realização de cirurgias cesarianas desnecessárias, colocando em risco a mãe e seu filho”, disse Maria Roseli, que também defendeu maior responsabilização nas searas administrativa, civil e criminal, como forma de coibir negligências na assistência.


Além dos profissionais de enfermagem, participaram do evento a diretora de enfermagem do Hospital e Maternidade Dona Regina, Nelma Santos; a Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem e Obstetrícia, Cleide Ventura; e os representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas e da Secretaria Estadual de Saúde, Alessandro Pantoja e Goiamara Borges, respectivamente.