calendar_month
19/04/2016

PGJ participa de homenagem ao ministro do STF Ricardo Lewandowski

João Lino Cavalcante


O Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, participou nesta terça-feira, 19, da solenidade de entrega de Título de Cidadão Tocantinense ao ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa e contou com a presença de diversas autoridades do Estado do Tocantins.


“O excelentíssimo ministro Lewandowski é uma personalidade reconhecida internacionalmente pelo seu conhecimento e atuação na efetivação da justiça no Brasil. Parabenizo a iniciativa dos deputados em conceder merecida honraria ao presidente da mais alta Corte do país”, disse Clenan Renaut.


Em seu discurso, o presidente do STF destacou a importância do Estado do Tocantins, por meio da atividade do agronegócio, para o desenvolvimento do país e se declarou agradecido pela homenagem. “Este carioca que cresceu em São Paulo agora também carrega o Tocantins no coração”, comentou Lewandowski.


O Título de Cidadão Tocantinense foi entregue pelo presidente da Casa, deputado estadual Osires Damaso. O parlamentar, autor do projeto de lei que concedeu a honraria, afirmou que o ministro tem trazido inúmeros benefícios a toda a sociedade, inclusive ao Estado do Tocantins, tendo em vista a implementação do projeto Audiências de Custódia. “A implantação desse projeto no Tocantins, por intermédio do ministro Lewandowski, constitui grande avanço para a efetivação da justiça em nosso Estado”.


Biografia

Ricardo Lewandowski é natural do Rio de Janeiro. O jurista trabalhou como advogado (1974-1990), foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (1997-2006) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (2010-2012). Obteve os títulos de mestre e doutor, respectivamente em 1980 e 1982, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É mestre em relações internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University.