Fim de semana de confraternização esportiva em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Denise Soares
Foi uma atividade esportiva, mas com uma causa social relevante, o fim da violência contra a mulher. Com esta bandeira, aconteceu na noite do último sábado, 05, a III Corrida Feminina de Palmas. Promovido pelo Ministério Público do Tocantins e academia Contours, o evento contou com mais de 1.100 participantes e abriu o calendário de Corridas de Rua 2016 do Circuito Virgílio Coelho.
Homens, mulheres, crianças e idosos aproveitaram a noite agradável para se exercitar, confraternizar e homenagear o Dia Internacional das Mulheres, comemorado na próxima terça-feira, 08. Para a coordenadora do Núcleo Maria da Penha, a Promotora de Justiça Flávia Souza Rodrigues, este tipo de ação tem um alcance eficaz para levar a mensagem proposta. “O esporte, a corrida de rua em particular, tem uma capilaridade muito grande na sociedade. Então, a gente tem que aproveitar essa ferramenta para transmitir a mensagem pelo fim da violência. Homens e mulheres correndo juntos pelo fim da violência e pela igualdade de gêneros”, disse Flávia.
A servidora Iva de Oliveira, que não é praticante assídua, encarou os 7.3 km com muita disposição. Do traje habitual de trabalho do dia a dia, só permaneceu o arranjo de cabelo, que reforçou sua feminilidade. “É a primeira vez que participo de uma corrida, mas pretendo chegar até o fim. Nem que seja em último lugar”, falou, empolgada, minutos antes da prova.
O primeiro a cruzar a linha de chegada, com apenas 22 minutos, foi o corredor Noel dos Reis, da cidade de Araguatins. Com tempo de folga em relação aos demais, ele levou para casa medalha, troféu e uma premiação em dinheiro pela primeira colocação na categoria masculina. Já na categoria feminina, a palmense Elaine Cristina foi a grande vencedora, tendo percorrido o percurso em 30 minutos. Ela aproveitou para deixar um recado: “Eu quero chamar todas as mulheres a sair do sedentarismo. O esporte é saúde. É melhora para o corpo e principalmente para a mente”, disse.
Categoria Ministério Público
Uma categoria criada especialmente para os praticantes da modalidade esportiva entre os integrantes do Ministério Público criou um clima de competitividade saudável entre os membros e servidores da instituição.
Quem levou a melhor entre os homens foi o dentista George Oliva e, entre as mulheres, a servidora Patrícia Grimm cruzou a linha de chegada na frente das demais. A categoria foi uma promoção da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) e da Associação dos Servidores do Ministério Público (Asamp), que patrocinaram os troféus distribuídos aos três primeiros colocados, representados, na ocasião, pelo Promotor de Justiça Reinaldo Koch e pelo servidor Brunno Rodrigues, respectivamente, que fizeram a entrega da premiação.
Feminina
1ª Patrícia Grimm – 4ª Promotoria de Justiça da Capital
2ª Flávia Mineli – Corregedoria-Geral do MP
3ª Maria da Guia – Conselho Superior
Masculina
1º George Oliva - Setor de Saúde
2º Domingos Ramos - 26ª Promotoria da Capital
3º João Ricardo – Departamento de Planejamento