calendar_month
04/02/2016

Procurador-Geral de Justiça participa da abertura do ano judiciário

Daianne Fernandes


O Poder Judiciário tocantinense deu início, nesta quinta-feira, 4, ao seu 28º ano de trabalho. A solenidade que marcou o reinício das atividades foi realizada no plenário do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) e contou com a presença do Governador Marcelo Miranda, do Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Clenan Renaut de Melo Pereira, e do presidente da Ordem dos Advogados do Tocantins, Walter Ohofugi, membros do Ministério Publico Estadual (MPE), entre outras autoridades.


A abertura oficial do ano judiciário foi realizada pelo Presidente do TJ-TO, Desembargador Ronaldo Eurípedes, que ressaltou, em seu discurso, o sucesso dos mutirões de conciliação, destacando que a conciliação e as mediações serão priorizadas pelo Judiciário. O Desembargador ainda destacou a forma como o sistema de processo eletrônico (e-Proc) agilizou o andamento da Justiça no Estado. “Hoje o trabalho da Justiça não para. Trabalhamos de segunda a domingo”, enfatizou.


O acesso facilitado do cidadão à Justiça foi destacado pelo PGJ, que lembrou a importância do sistema judiciário para a vida em sociedade. “Até o menor dos povoados, localizado na mais distante das cidades, conta com a cobertura do sistema jurisdicional”, disse. “Em qualquer lugar deste estado Estado, o cidadão poderá evocar a lei em seu favor e sempre haverá um Juiz, um Promotor de Justiça e um Defensor Público ou advogado para atuar em sua causa”, complementou, ressaltando que todas as instituições do Direito estão no mesmo patamar, o que abre espaço para a união de esforços na administração do sistema jurisdicional.


Esse diálogo de cooperação também foi destacado pelo Governador Marcelo Miranda, para quem a boa relação e o respeito à autonomia devem pautar a relação entre os poderes públicos.