MPE inicia revisão do Planejamento Estratégico 2016-2018
Daianne Fernandes
A primeira reunião do ano de 2016 da Comissão Permanente de Gestão da Estratégia do Ministério Público Estadual (MPE) teve como foco apresentar a pauta de trabalho para 2016. Foi frisada a necessidade de realizar a segunda revisão do Planejamento Estratégico 2010-2020, de iniciar o quarto ciclo de autoavaliação do Gespública e de desdobrar as metas dos planos existentes.
Além disso, foi apresentada a proposta do Plano Plurianual 2016/2019, que estima recursos da ordem de R$ 820 milhões para a instituição nos próximos quatro anos, detalhando a estratégia de médio prazo do MPE.
O próximo passo será seguir com os encontros para reavaliar as metas de planejamento do MPE, atualizando o plano estratégico da instituição. Entre as primeiras ações discutidas, o destaque foi para a necessidade de envolver mais os membros e servidores do MPE na revisão desse planejamento e, consequentemente, no desenvolvimento de suas metas, alcançando maior êxito e qualidade no desenvolvimento das ações propostas.
A reunião, realizada nesta quinta-feira, 28, foi conduzida pelo coordenador da comissão, Promotor de Justiça Célio Sousa Rocha; contou com a participação do Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira; do Promotor Assessor da Corregedoria, Pedro Evandro Rufato; e de representantes da diretoria-geral, dos departamentos de informática, comunicação, planejamento, financeiro e dos centros de apoio.
O Planejamento
O Planejamento Estratégico orienta a instituição com foco no longo prazo. De uma forma ampla, propõe uma trajetória para alcançar resultados, norteando os integrantes quanto ao que deve ser executado. Também pode-se dizer que é o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas.