Novos Promotores prontos para atuar
Daianne Fernandes
Depois de 180 horas-aulas, os novos Promotores de Justiça Substitutos concluíram nesta quinta-feira, 22, o curso de iniciação à carreira ministerial e estão prontos para iniciar os trabalhos nas comarcas para as quais foram designados.
Juliana da Hora Almeida, Gustavo Schult Júnior, Rogério Rodrigo Ferreira Mota, Pedro Jainer Passos Clarindo da Silva e Luma Gomides de Souza concluíram com êxito o curso coordenado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf) do MPE. As oficinas e palestras foram ministradas por membros e servidores da própria instituição.
Servidores e membros participaram da cerimônia de conclusão. O Procurador- Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, destacou o orgulho de entregar os certificados aos novos promotores. “A demanda nas comarcas têm crescido muito, e eu fico orgulhoso de estar, hoje, concluindo a formação de mais cinco novos promotores, que devem ir para seus postos de trabalho cientes do papel desempenhado pelo Ministério Público e da credibilidade que esta instituição possui junto à população”, enfatizou, presenteando os novos representantes ministeriais com um livro sobre a história do MPE, escrito pelo historiador Otávio Barros.
O coordenador do Cesaf, Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, conduziu o evento agradecendo a participação e o apoio da administração superior do MPE e da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP). “A participação de cada um foi essencial para o sucesso deste curso”, concluiu destacando que o treinamento ultrapassou em 60 horas o mínimo exigido pela lei, que seria de 120 horas/aula.
A aproximação e o bom relacionamento dos promotores com a administração superior também foram salientados pelo presidente da ATMP, Luciano Casaroti, que considerou a realização do curso como “um sonho concretizado”, disse.
Para o Corregedor-Geral, João Rodrigues Filho, “o treinamento chegou próximo ao ideal do que seria necessário para o início da carreira de um Promotor”, sendo complementado pelo Procurador de Justiça Alcir Raineri Filho: “Perseguimos o ideal para cada dia prestar um trabalho melhor ao cidadão que é o nosso patrão”, disse agradecendo aos novos promotores por terem investido e acreditado no MPE, participando ativamente do curso. “Vocês vão perceber que o nosso grande diferencial é a nossa qualidade humana: temos diversidade de ideias, saberes, opiniões, e realizamos o nosso trabalho com respeito e um bom relacionamento entre todos”, salientou.
Condutor de várias oficinas, o Procurador de Justiça Ricardo Vicente, também deixou um recado aos novos Promotores: “Cuidem bem da sociedade, principalmente dos pequenos e menos favorecidos”, frisou.
Lotação
Juliana da Hora Almeida – Comarca de Arapoema
Gustavo Schult Júnior - Comarca de Aurora do Tocantins
Rogério Rodrigo Ferreira Mota - Comarca de Itacajá
Pedro Jainer Passos Clarindo da Silva - Comarca de Goiatins
Luma Gomides de Souza - Comarca de Almas