Caminhada em Palmas mobiliza participantes para o combate à corrupção
Flávio Herculano
Na manhã deste sábado, 5, uma ação conjunta de várias instituições visou o despertar dos moradores de Palmas para o combate à corrupção. Além de, literalmente, mobilizar os participantes, a Caminhada Contra a Corrupção, ocorrida na Praça do Bosque, incentivou o controle social das contas públicas por parte do cidadão, disponibilizando algumas ferramentas para isso.
No local, as ouvidorias do Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Controladoria Geral do Estado (CGE) e Tribunal de Justiça (TJ) estavam disponíveis para registrar denúncias de má aplicação dos recursos públicos.
Também era possível subscrever o abaixo-assinado das 10 Medidas Contra a Corrupção, que visa transformar em leis de iniciativa popular uma série de iniciativas que visam a punição mais ágil e efetiva dos casos de corrupção, além de facilitar a recuperação do dinheiro desviado.
A caminhada foi realizada pelo Fórum Tocantinense de Combate à Corrupção (Focco-TO), em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado no próximo dia 9. Na ocasião, o coordenador do Fórum, Promotor de Justiça Reinaldo Koch Filho, destacou ser essencial que a sociedade se organize e se mobilize, somando forças com as instituições responsáveis pelo controle das contas públicas.
Antes de caminhar em torno da Praça do Bosque, os participantes fizeram um alongamento e esquentaram o corpo, sob a orientação de profissionais de educação física. E depois de concluída a caminhada, confraternizaram a participação no ato de cidadania, com um café-da-manhã, seguido de apresentações do músico Toninho Borges e do humorista Paulo Vieira.
Além das instituições já citadas, também se fizeram presentes o Tribunal de Contas da União (TCU), a Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), o Ministério Público de Contas e Advocacia Geral da União (AGU) e o Observatório Social de Palmas.