calendar_month
26/11/2015

Hospital de Formoso do Araguaia recebe primeiras melhorias previstas em TAC assinado com MPE

Daianne Fernandes


Um Termo de Ajustamento de Condutas (TAC) assinado entre o Ministério Público Estadual (MPE) e a prefeitura de Formoso do Araguaia para sanar irregularidades e deficiências no Hospital Municipal Hermínio Azevedo Soares começou a ser cumprido e já apresenta resultados.


Segundo a Promotora de Justiça Bartira Silva Quinteiro, o fornecimento de medicamentos do Hospital já foi reestabelecido e a contratação de mais um médico já foi realizada. A Promotora informou ainda que as pequenas reformas estruturais necessárias no Hospital já foram iniciadas.


O TAC foi motivado por denúncias da população sobre problemas no Hospital municipal. No final do mês de setembro, o MPE realizou uma inspeção no local e comprovou as irregularidades. Em 29 de outubro, o Termo foi assinado. Além dos itens citados acima, o TAC ainda prevê, com prazo imediato de cumprimento, o pagamento dos médicos que estavam com vencimentos atrasados e a substituição de todos os lixeiros atualmente utilizados por outros com tampas.


A prefeitura também terá contratar um diretor técnico e clínico para assumir a responsabilidade técnica do hospital e viabilizar o conserto do aparelho de RX para que os exames possam ser realizados na cidade. Estes itens têm prazo de 90 dias para cumprimento, ou seja, até 29 de janeiro de 2016.