calendar_month
04/11/2015

Levantamento aponta Ministério Público do Tocantins como um dos mais transparentes do país


João Lino Cavalcante


Os dados mais recentes do ranking da transparência elaborado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) mostra um avanço nas ferramentas de acesso à informação do Ministério Público Estadual (MPE) do Tocantins. O Portal da Transparência da instituição tocantinense atendeu 90,51% dos requisitos exigidos pelas resoluções e manuais do CNMP.


O Tocantins saltou duas posições em relação última avaliação, e está em 6º lugar no ranking nacional entre os Ministérios Públicos dos Estados e do Distrito Federal. O “Transparentômetro”, como ficou conhecido o levantamento, verifica a cada três meses se os sites das unidades do Ministério Público da União e dos Estados estão cumprindo as disposições das Resoluções e os 253 itens do Manual do Portal da Transparência do CNMP.


O Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, valorizou o reconhecimento dos trabalhos da gestão. “Nós do Ministério Público, enquanto órgão de fiscalização e de defesa dos direitos do cidadão, temos a obrigação de prestar todas as informações à população de forma clara e rápida Continuaremos atuando desta forma, com agilidade no fornecimento de dados e com um Portal da Transparência moderno e acessível”, comentou Clenan Pereira.