Semana do Bebê em Colinas chama atenção para os direitos da criança na primeira infância
Daianne Fernandes
Palestras sobre gravidez na adolescência, violência na primeira infância e garantia de direitos movimentaram a 2ª Semana do Bebê, em Colinas. O evento, promovido pelas Secretarias Municipais de Saúde, Educação, e Assistência Social de Colinas, contou com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE) e busca chamar a atenção da comunidade local para a garantia dos direitos das mães, gestantes e crianças em seus primeiros anos de vida.
No encerramento da programação, a Promotora de Justiça Thaís Cairo Souza Lopes, titular da 2ª Promotoria de Justiça, falou sobre os direitos da criança e do adolescente, principalmente na primeira infância.
Com o tema “Colinas, mãe cuidadosa”, o evento ainda apresentou à população informações sobre a Rede Amamenta e Alimenta e atividades culturais, como leituras, teatro, dança, filmes e rodas de conversa.
Uma curiosidade foi a posse do “bebê prefeito” com solenidade de entrega das chaves da cidade e passagem da faixa pelo bebê prefeito de 2014.
UNICEF
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF, com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
Em Colinas, a Semana do Bebê está prevista em lei municipal. A cidade agora
busca certificação do UNICEF, que deve ocorrer em julho de 2016, após análise de diversos municípios.
A ideia é incentivar os municípios a organizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância. Em todo o Brasil, mais de 820 Semanas do Bebê já foram realizadas, em 590 municípios, onde vivem mais de 2,1 milhões de crianças de até 4 anos.