Prevenção do câncer de mama é tema de workshop no MPE
Daianne Fernandes
Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são acima de 90%, por isso a prática de realizar o autoexame das mamas periodicamente é tão importante.
Para reforçar esta mensagem entre as mulheres, o setor de saúde do Ministério público Estadual (MPE) vai realizar, nesta quinta-feira, 29, um workshop sobre prevenção do câncer de mama. Servidoras e membros vão aprender a técnica correta de como realizar o autoexame, técnica capaz de identificar a presença de nódulos nos seios.
A oficina será conduzida por uma enfermeira do Hospital Geral de Palmas, com a utilização do equipamento “mama amiga”, que permite demonstrar como o exame é realizado e como identificar os diversos tipos de nódulos existentes. “Muitas vezes a mulher não realiza o exame corretamente ou alguma alteração na mama passa despercebida, daí a importância desse workshop”, ressaltou a enfermeira do MPE, Candice Novaes.
O Workshop acontece às 10h da manhã, no auditório do Colégio de Procuradores, no primeiro piso do MPE, em Palmas. Todas as servidoras, membros e terceirizadas poderão participar.
O autoexame
O autoexame (ou toque das mamas) deve ser feito pelo menos uma vez por mês. Durante o toque é importante procurar: deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, ferida ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas e secreções pelos mamilos. É importante que você saiba o que é normal nas suas mamas e diante de qualquer sinal de mudança fale imediatamente com seu médico.