calendar_month
04/08/2015

PGJ discute prioridades para planejamento estratégico do Governo Estado


João Lino Cavalcante


O Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Clenan Renaut de Melo Pereira, recebeu nesta terça-feira, 04, a visita do diretor do Instituto de Consultoria Publix, Caio Marini, e do secretário de Estado de Planejamento, David Siffert Torres. O encontro aconteceu na sede do Ministério Público Estadual, em Palmas, e teve como objetivo apresentar o trabalho de Planejamento Estratégico do Governo do Estado.


Segundo o diretor do Instituto Publix, que coordena os trabalhos, o objetivo é construir um projeto para o futuro do Estado, tendo o ano de 2030 como meta para resultados finais. "Agora estamos realizando estas entrevistas com importantes atores na estrutura do Tocantins. Aqui no Ministério Público, ouvimos do doutor Clenan as dificuldades e os desafios a serem enfrentados prioritariamente pelo Tocantins nos próximos anos", comentou Caio Marini.


Entre as áreas prioritárias elencadas pelo PGJ estão a infraestrutura das rodovias, a navegabilidade dos rios do Estado e a interligação dos modais da Ferrovia Norte/Sul para o escoamento da produção e geração de emprego e renda. "Também é necessário mais investimento na segurança pública e no sistema de saúde pública. Nossos hospitais estão lotados e muitos pacientes são de outros Estados. Temos um potencial turístico incrível e que precisa ser explorado", disse Clenan Renaut de Melo Pereira.


Além do projeto macro, a parceria com o Instituto Publix visa elaborar o Plano Plurianual (PPA) e também os planos de atuação de cada secretaria. "Queremos que este projeto seja de Estado e não só deste Governo", finalizou Marini.