calendar_month
21/05/2015

Estudantes universitários de Gurupi visitam sede do MPE, em Palmas

Daianne Fernandes


Alunos do curso de Direito da Fundação Unirg, de Gurupi, estiveram na sede do Ministério Público Estadual (MPE), em Palmas, nesta quinta-feira, 21, para conhecer melhor a instituição. A visita, organizada pelo Procurador de Justiça Marco Antônio Bezerra, teve como objetivo aproximar o MPE do meio acadêmico. "Devemos sempre valorizar o meio acadêmico como um fórum de discussão valioso para todas as instituições que atuam na área do Direito", enfatizou Marco Antônio.


O grupo foi formado por professores, coordenadores e estudantes de diversos períodos. No prédio, eles percorreram todos os departamentos e conheceram o funcionamento de cada setor. Locais como o Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) chamaram a atenção dos alunos. "Isso tudo aqui é muito interessante! Eu não sabia que o MPE tinha uma estrutura tão grande e completa", disse a estudante Jhady Ravana. Segundo ela, a visita a deixou motivada a seguir carreira na área do Direito e, quem sabe, chegar a ser um membro do MPE.


É essa motivação um dos principais motivos da visita, explica a coordenadora do curso, Kádyan de Paula Gonzaga e Castro. "O contato com os diversos órgãos da Justiça é importante para que os alunos entendam qual o papel de cada um deles e se sintam estimulados a seguir carreira", disse. Ela reforçou, ainda, que alguns estudantes não têm essa oportunidade no seu dia-a-dia. "Alguns nem mesmo conheciam Palmas", disse.


Ações como essa ainda reforçam um dos princípios do MPE que é ser uma instituição acessível à população, independente, moderna e integrada, além de reconhecida por sua transparência e atuação eficaz na defesa da cidadania, meio ambiente e combate à corrupção e toda forma de criminalidade.